sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Que Desenvolvimento Queremos?



RESUMO 

O presente artigo fomenta uma reflexão sobre que desenvolvimento queremos. Busca diferenciar crescimento de desenvolvimento. Contextualiza o desenvolvimento no âmbito local e global, principalmente perante os modelos econômicos baseados no desrespeito aos Direitos Humanos (notadamente no que diz respeito à mão-de-obra) e na depredação do Meio Ambiente. Afirma que nós participamos desse modelo e que estruturas e sistemas são estabelecidos para mantê-lo. Refere a indispensabilidade de água para produção de bens de consumo e o posicionamento estratégico do Brasil.
Articula que para existir desenvolvimento é necessário atender as necessidades. Na busca de efetividade, sustentabilidade, equidade e paz, interna e externa, propõe seja fomentada a adoção da metodologia de Planejamento e de Gestão Sistêmicos (PGS) que, a partir do(s) foco(s) prioritário(s) escolhido(s), possibilita atender as necessidades fisiológicas, psicológicas e de auto-realização, dando relevância ao contexto familiar e aos impactos proporcionais nos três eixos da sustentabilidade (econômico, social – saúde, educação, cidadania e segurança - e ambiental). Isso, de modo a gerar efeitos públicos, que exigem e favorecem a formação de redes de cooperação, integrando os três setores (público, privado e sociedade civil organizada) e a comunidade em geral. O artigo articula, ainda, que, dessa forma, são gerados valores que se refletem no Desenvolvimento Harmônico e Sustentável (DHS)
Na busca de uma implementação prática do articulado, o artigo expõe sobre o quadro institucional existente e a respeito das redes de cooperação. Enfoca o Sistema de Justiça que intervêm, notadamente no caso de políticas públicas inefetivas, afetando diretamente o rumo do desenvolvimento que queremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário