quarta-feira, 19 de julho de 2017

KIT de DHS via PGS e NMC





# Ressalte-se que o KIT DHS via PGS e NMC fornece diversos documentos que não são exclusivos da Estratégia de Comunicação e Formação (Estratégia de C e F), mas que contribuem para sua implementação. O KIT é mais abrangente, uma vez que trata do Fomento do DHS via PGS e NMC como um todo (fornecendo, também, exemplos de boas práticas, de critérios, fluxos, etc.). A Estratégia de C e F  está mais focada em COMO pautar/articular esse tema  em reuniões, palestras, capacitações, elaboração de projetos, políticas públicas, cartilhas, entre outros eventos e atividades, etc.


NESSA PUBLICAÇÃO CONSTAM OS SEGUINTES DOCUMENTOS:

Os dois principais tipos de instrumentos do KIT de DHS via PGS e NMC são:     



       A.1.1. Documentos escritos 
       A partir destes materiais (principalmente o arquivo 1- Fomento_DHS_PGS_NMC_Estratégia_Comunicação_Formação - ESBOÇO DA CARTILHA ESTRATÉGICA e arquivo 4- DHS_PGS_NMC_ROTEIRO_Matriz_MP) será impressa uma cartilha que poderá ser chamada de Cartilha de DHS via PGS e NMC: Estratégia de C e F (de forma resumida: Cartilha Estratégica/Cartilha Estratégica  de C e F). Essa Cartilha fará a integração dos documentos, fornecendo as definições básicas e atualizadas, bem como informações de COMO colocar em prática o fomento do DHS via PGS e NMC, incluindo roteiro(s), guias de passos, questionários (para avaliar, induzir e mensurar a transformação social), etc. Uma versão digital dessa cartilha deve ser disponibilizada (principalmente para as redes sociais). Também, será possível anexar, ao final da Cartilha Estratégica de DHS, um DVD com diversos materiais convergentes. Ademais, com base nela, podem ser desenvolvidos outros documentos e subprodutos. Essa cartilha é o principal material a ser consultado, adaptado à realidade local e utilizado de forma integral ou parcial.
      IMPORTANTE: Enquanto a Cartilha de DHS via PGS e NMC: Estratégia de C e F não for disponibilizada, os principais documentos a serem utilizados para fomentar o DHS via PGS e NMC são:
     # 1-Fomento_DHS_PGS_NMC_Estratégia_Comunicação_Formação_08_11_17 - ESBOÇO DA CARTILHA ESTRATÉGICA   (de forma resumida: Esboço da Cartilha Estratégica/da Cartilha Estratégica de C e F)    Esse documento é um esboço da Cartilha que será impressa e fornece o conhecimento necessário para fomentar o DHS via PGS e NMC em reuniões, palestras, projetos, entre outros eventos e atividades.
     # 4- DHS_PGS_NMC_ROTEIRO_Matriz_MP_08_11_17  (de forma resumida: Roteiro da Matriz) Trata-se do Roteiro de Fomento do DHS via PGS e NMC para Membros do Ministério Público - exemplo Saúde. Apesar deste Roteiro ter sido elaborado para implementar a atividade n 2 da Ação Nacional em Defesa do Direito à Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público, ele poderá ser utilizado facilmente pelas demais instituições e para outras áreas (ex. educação) e focos de atuação (ex. calamidades, crises sistêmicas). Isso porque ele foi desenvolvido com a finalidade de utilização universal, citando-se o MP e a Saúde apenas como exemplos elucidativos. De forma bastante prática (inclusive com guia de passos), fornece sugestões de COMO fomentar o DHS via PGS e NMC em reuniões, palestras, projetos, entre outros eventos e atividades, contextualizando-as com a apresentação PowerPoint constante do Kit (documentos que podem ser utilizados por qualquer pessoa).
 SALIENTE-SE que a Cartilha de DHS via PGS e NMC: Estratégia de C e F será elaborada com base no documento 1 acima citado, complementando-o  com as informações do documento 4 (entre outros documentos). O melhor é ler primeiro o doc. 1 e depois o doc. 4. Contudo, é possível ler e utilizar o doc. 4 (que é mais prático) e, quando houver dúvida ou desejar aprofundamentos, buscar as informações no doc. 1. Os documentos 1, 2, 3, 11, 12 e 13 do KIT DHS via PGS e NMC seguem a mesma ordem de articulação citada no Sumário do doc. 1 (que facilita a localização e integração). Aliás,  o ideal é, antes de tudo, assistir o vídeo constante do item n 13 (13- Video Versao_LIGHT_Estrategia_C_e_F), uma vez que ele facilitará a compreensão dos demais documentos (de forma resumida é chamado de Vídeo Light/Vídeo Light da Estratégia/da Estratégia de C e F)
SALIENTE-SE AINDA que a Cartilha de DHS via PGS e NMC: Estratégia de C e F não consta dos itens 5 e 6 desta publicação.  As Cartilhas disponibilizadas nestes itens são mais abrangentes (falam do fomento do DHS via PGS e NMC como um todo e não especificamente sobre a Estratégia de Comunicação e Formação) e demonstram exemplos de implementação deste fomento (disponibilizam informações detalhadas, aprofundadas e sistematizadas, bem como exemplos de normativas, documentos e boas práticas). Também não se trata do constante nos itens 7, 8, 9 e 10 que são cartilhas mais voltadas a área da Saúde (e seguindo as mesmas características das cartilhas dos itens 5 e 6) e sem o propósito de fornecer uma Estratégia de Comunicação e Formação. 




    A.1.2. Os instrumentos de comunicação e formação em massa (a serem baseados principalmente na Estratégia de Comunicação e Formação). Esses instrumentos estão sendo elaborados pelos órgãos de comunicação e formação em uma linguagem acessível a maior parte da população, destacando a mídia tradicional (ex. rádio, televisão, etc.) e priorizando as redes sociais (Facebook, Whatsaap, Twitter, etc.); Recomenda-se assistir o vídeo "13- Video Versao_LIGHT_Estrategia_C_e_F" tendo em vista que ele resume e facilita a compreensão de toda a Estratégia de Comunicação e Formação.


 # Arquivos do Kit também estão disponíveis no seguinte endereço eletronico: http://www.cnmp.mp.br/portal/institucional/425-comissoes-institucional/comissao-de-defesa-dos-direitos-fundamentais/10463-desenvolvimento-harmonico-e-sustentavel



Nenhum comentário:

Postar um comentário